Você Sabe Por que Os Planetas São Redondos?

7 de set. de 2011

Quem aqui nunca se perguntou “Por que os planetas são redondos?”.

Os planetas são formados pela aglomeração de matéria espalhada no espaço, seja elas sólidos ou gases. Por exemplo: duas “pedras” ficam girando em torno do sol, de repente elas se coincidem no mesmo lugar até que uma é atraída pela outra (Força Gravitacional), e ficam presas uma a outra. Com uma sucessão de atrações como essa, o núcleo é formado e com o aumento da massa desse corpo, a força gravitacional também aumenta, pois está é diretamente proporcional a massa. Formula: g = GM/d².
Quanto maior a força gravitacional de um corpo, maior é sua atração por partículas e gases, sem falar que maior também é a sua tendência de formação de uma esfera, porque as partes mais salientes tendem a rolar para as reentrâncias, ou esmagar a matéria colocada nas camadas inferiores. Pense no seguinte exemplo: quando estiver na praia tente fazer um monte de areia o mais alto possível (isso com a areia seca), assim você verá que os grãos de areia escorregarão e cairão o máximo possível, porque todas as partículas tendem a ficar o mais próximos do centro de gravidade, que é o centro do planeta, devido a força gravitacional. Isso é o principal fator responsável pelo formato quase circular dos planetas.
Outro fator que contribui para que os planetas sejam redondos são as marés e a rotação (no caso da Terra), que induzidas pelo Sol, fazem com que os planetas fiquem mais redondos. Sem falar que as temperaturas elevadas também contribuem para a esfericidade dos planetas, pois derretem as rochas, fazendo com que elas se tornem líquidas e ganham a forma de esfera, pois esta é a geometria mais estável e com menor energia de todas.


O exemplo fácil que aprendi na escola:

Quando você pega uma massinha de modelar e esfrega na palma da mão ela começa a ficar redonda por causa da força por igual que você está exercendo. A mesma coisa acontece com a gravidade fazendo uma pressão por igual deixando os planetas redondos. Interessante não é?

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o exemplo da massinha de modelar não é tão bom assim, pois depende de como se fricciona a massa, exemplo: se for um movimento circular, tem-se uma esfera, mas se for apenas vertical(ou horizontal), resulta em um cilindro.
A propósito, os grãos de areia tendem a ficar mais perto do núcleo pois lá eles tem uma energia menor a aquela longe do núcleo.

Anônimo disse...

Não concordo com o outro anônimo, pois eu só consegui entender com o exemplo da massinha de modelar.

Se acha que ficou ruim a forma como foi descrevido o exemplo, é só explicar um pouco melhor a parte de como se fricciona a massa, e sinceramente, duvido que não tenham entendido essa parte.

Anônimo disse...

Anônimo 1, enfia um peixe no cu e diz que é uma sereia. Depois explica a física no seu núcleo traseiro!

Anônimo disse...

gostei obrigado

Anônimo disse...

otarios

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário

Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



 
 

Curiosidades Do Mundo | Max Mega Curiosidades Do Mundo