Os 10 Maiores Dubladores Brasileiros

2 de fev. de 2012

Quem cresceu assistindo filmes na TV certamente tem marcado na memória vozes e sons de uma época mágica. Muita gente não percebe (ou simplesmente não dá valor), mas essas boas lembranças estão diretamente ligadas às dublagens de filmes, desenhos e séries que nos acostumamos a ver nas reprises da telinha. Afinal de contas, a dublagem brasileira sempre foi considerada uma das melhores do mundo, sendo sempre lembrada pelo trabalho primoroso de estúdios como AIC/SP, BKS, Herbert Richers, entre tantos outros. Mas afinal: quem são as pessoas por trás dessas vozes que nos acompanham desde a nossa infância? Se você ficou curioso para saber, confira logo abaixo a lista que preparamos com os 10 maiores dubladores brasileiros de todos os tempos.

10- Sumara Louise

Com um timbre de voz forte e marcante, Sumara Louise é conhecida por dublar personagens maduras, fortes, muitas vezes mulheres de temperamento difícil ou que atravessam alguma crise. Já deu voz a atrizes como Anne Bancroft (em "Nunca te Vi... Sempre te Amei", de 1986), Bette Midler (em "A Rosa", de 1979), Pamela Reed (em "Um Tira no Jardim de Infância", de 1991) e tantas outras. É considerada a dubladora oficial de Meryl Streep e de Glenn Close, dando voz a boa parte dos filmes das duas atrizes.


9- Hélio Ribeiro

É quase impossível assistir a um filme de Steve Martin sem lembrar da voz de Hélio Ribeiro, dublador oficial do ator. Conhecido por suas interpretações bem-humoradas, Hélio Ribeiro conseguiu, ao longo dos anos, dublar alguns dos maiores astros de Hollywood, como Dennis Quaid (desde os antigos até os mais recentes, como "O Dia Depois de Amanhã"), Robert De Niro (em vários, entre eles "Os Bons Companheiros"), Kevin Costner (em "O Guarda-Costas", "Um Mundo Perfeito", entre outros) e Jeff Daniels (em diversos longas, entre eles "Debi e Lóide"). No ramo da dublagem desde a década de 70, Hélio Ribeiro já passou por diversos estúdios cariocas, como Herbert Richers, VTI, Telecine e Cinevideo.
8- Miriam Fischer

A voz doce e delicada de Miriam Fischer é lembrada por todos os brasileiros sempre que ela é chamada para dublar adolescentes e jovens mulheres em filmes e séries de TV. Um dos seus primeiros sucessos foi na série "ALF - O ETeimoso", onde dublou a adolescente Lynn (interpretada por Andrea Elson), a filha mais velha da família Tanner. É considerada a dubladora oficial de Drew Barrymore, Nicole Kidman, Jodie Foster e Meg Ryan.
7- Júlio Chaves

Os filmes de Mel Gibson certamente não seriam os mesmos aqui no Brasil sem Júlio Chaves. Isso porque o dublador empresta a sua voz ao ator norte-americano há quase 30 anos. É quase impossível não associar a imagem de Gibson à voz de Chaves. Um dos primeiros filmes dublados por ele foi "Mad Max 2", em meados dos anos 80. A partir dali, Júlio Chaves passou a dublar praticamente todos os filmes de Mel Gibson, entre eles "Máquina Mortífera" (toda a coleção), "Eternamente Jovem", "Coração Valente", "O Preço de um Resgate", "O Patriota", "Sinais", e tantos outros. O dublador brasileiro também é conhecido por emprestar sua voz a Tommy Lee Jones e Jeff Bridges.
6- Orlando Drummond

O dublador mais antigo em atividade no mundo não poderia, claro, ficar de fora de nossa lista. O famoso Orlando Drummond, hoje com os seus 91 anos de idade, imortalizou a voz de diversos personagens desde que se iniciou no mundo da dublagem, na década de 60. Consagrou-se graças às impressionantes interpretações em desenhos animados e séries, como Popeye, Scooby-Doo, Vingador (em Caverna do Dragão), ALF - O ETeimoso, Sargento Garcia (em Zorro), entre outros. Graças ao seu característico timbre de voz, Drummond também é frequentemente escalado para dublar atores do cinema, dando voz quase sempre a personagens velhos ou obesos.
5- Márcio Seixas

Pense nos seguintes atores: Charlton Heston, Clint Eastwood, Leslie Nielsen e Morgan Freeman. Agora tente lembrar da voz desses atores sempre que você assistia aos seus filmes dublados. Se você conseguiu lembrar, saiba que essa voz é de ninguém menos que Márcio Seixas. Conhecido por ter um dos timbres de voz mais graves da dublagem brasileira, Seixas ficou famoso por trabalhos como em Jornada nas Estrelas (dublando o dr. Spock, personagem de Leonard Nimoy), Batman (dublando o próprio herói no desenho dos anos 90, mais conhecido como "The Animated Series") e em vários filmes da série 007 (dando voz ao agente secreto James Bond). Márcio Seixas também ficou nacionalmente conhecido por fazer a introdução dos filmes da Herbert Richers na década de 90.
4- Darcy Pedrosa

Os grandes vilões do cinema ganharam aqui no Brasil uma das vozes mais conhecidas e marcantes da telinha. Estamos falando de Darcy Pedrosa. Famoso por ser o dublador oficial de Jack Nicholson, Gene Hackman e Anthony Hopkins, ele imortalizou a voz de alguns dos personagens mais odiados da telona, como Coringa (de "Batman"), Lex Luthor (em "Superman") e Hannibal Lecter (em "O Silêncio dos Inocentes"). Darcy Pedrosa, que também era o dublador oficial de Chuck Norris e Donald Sutherland, faleceu em maio de 1999.
3- Garcia Júnior

Quando se fala em brutamontes no cinema, não há como não lembrar da voz de Garcia Jr. Este jovem dublador de 43 anos, que começou a carreira ainda na infância dublando Pica-Pau, é até hoje lembrado no Brasil por ser a voz oficial de Arnold Schwarzenegger. Praticamente todos os filmes do grandalhão austríaco dublados no Rio de Janeiro ganharam a voz de Garcia Jr: "Conan - O Bárbaro", "O Exterminador do Futuro" (partes 2 e 3), "O Vingador do Futuro", "O Sobrevivente", "Comando para Matar", "O Predador", "Inferno Vermelho", "Um Tira no Jardim de Infância", entre tantos outros. Além de Schwarzenegger, Garcia Júnior também ganhou fama ao dublar dois importantes personagens da década de 80: "He-Man" (tanto no desenho como no filme estrelado por Dolph Lundgren) e "MacGyver" (na famosa série "Profissão Perigo", estrelada por Richard Dean Anderson). Garcia ainda deu voz a diversos filmes de Jean-Claude Van Damme, James Belushi e tantos outros atores.
2- Ricardo Schnetzer

Você já imaginou como seria assistir a um filme onde o protagonista, aquele bonitão de Hollywood, tivesse uma voz afeminada? Ou no mínimo feia? Estranho, não? Pois saiba que se isso um dia vier a acontecer há quem resolva esse problema. O seu nome: Ricardo Schnetzer. Este famoso dublador carioca é nacionalmente conhecido por dar voz aos principais galãs do cinema. Tudo começou no início da década de 80, ainda na Herbert Richers, quando Ricardo passou a ser o dublador oficial de Richard Gere e Tom Cruise. De lá pra cá, ele passou a dar voz a outros importantes atores, como Al Pacino, Nicolas Cage, Kurt Russel e Patrick Swayze. Também é conhecido por dublar boa parte dos filmes de Jackie Chan e todas as novelas com o astro mexicano Fernando Colunga.
1- André Filho

Considerado um dos dubladores mais versáteis de todos os tempos, André Filho imortalizou aqui no Brasil a voz de alguns dos mais famosos personagens do cinema. Durante muito tempo, ele foi o dublador oficial de Sylvester Stallone, conseguindo dar uma personalidade marcante ao famoso ator norte-americano em filmes como "Rocky", "Rambo" e "Stallone Cobra". Também dublou Christopher Reeve nos quatro filmes do heroi Super-Homem e Burt Reynolds em diversos longas nos anos 70 e 80. André Filho trabalhou em diversos estúdios de dublagem, como Herbert Richers, BKS e Peri Filmes. Seus últimos trabalhos foram gravados na VTI, onde permaneceu dublando até 1997, ano em que veio a falecer.

Bonus:

Nelson Machado (Dublador do Kiko)



Fonte: Os 10 maiores


17 comentários:

Anônimo disse...

A maior dubladora do Brasil ficou de fora da lista: Maria Helena Pader!

Anônimo disse...

Digamos que o Guilherme Briggs é o décimo primeiro.

Anônimo disse...

Eu gosto mto do Jorgeh Ramos, o cara é magnifico!

Anônimo disse...

Guilherme Briggs é show!!! Qualquer personagem ganha extra vida com a voz desse dublador, muito show e cômico.... Merecia estar na lista...

Anônimo disse...

em segundo deveria estar newton da matta, em terceiro o pai garcia neto e o filho garcia jr em quarto, entre os dez o grande silvio navas e o Marcos Miranda

Anônimo disse...

André Filho, li acima dublador do "Rambo", Vc é cem vz melhor q a voz do original.

Anônimo disse...

todos esses dubladores fizeram parti da minha imfancia gosto de todos

Diva Rubia Ungari disse...

Fica aqui o meu registro: Faltou nesta lista a voz marcante e impecável da Gessy Fonseca! E creio, ser ela a mais antiga dubladora em plena atividade, pois completou, agora em 2012, 88 anos de vida.

Anônimo disse...

Eu adicionaria, Newton da Matta e José Santa Cruz, juntos também fizeram diversas vozes famosas. Abs!

Anônimo disse...

Isaac bardavid, pra mim é o melhor!!

Anônimo disse...

Maria Helena Pader é a melhor

Anônimo disse...

Faltou o Wendel Bezerra

Flávio Falcioni da Silva disse...

André Filho dubla o Sebastião da Pequena Sereia.. ele canta aquela música "aqui no mar" ... ficou muito boa

neno disse...

Quem não conhece Carlos Alberto Vaccari e os profissionais da AIC São Paulo, não conhece dublagem.

Lucia disse...

Gente, faltou o Newton da Mata aí, como seria a nossa vida sem a voz do John Maclane???

egeum disse...

Top 10, que deveria ser 20. Pessoal, faltou muita gente aí!

egeum disse...

Top 10 que deveria ser top 20. Oww pessoal, faltou muita gente aí!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário

Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



 
 

Curiosidades Do Mundo | Max Mega Curiosidades Do Mundo