
O local era tão árido no passado, quando os dinossauros estavam vivos, quanto agora. Os arenitos enterrados sugerem que a região era um campo de dunas igual a algumas partes do Saara moderno. As dunas podem ter chegado a altura de 24 metros no passado. Este é o primeiro ninho de protocerátopos descobertos até à data. Embora os cientistas tivessem descoberto o que eles pensavam ser ninhos de protocerátopos nos anos 1920, os ovos se revelaram na verdade de oviráptor, uma criatura previamente suspeita de ter se escondido em torno destes ovos para comê-los. O fato desses dinossauros jovens terem sido encontrados todos juntos sugere que os pais protocerátopos cuidavam de seus filhotes em ninhos durante pelo menos os estágios iniciais da infância. Além disso, o protocerátopo era um membro relativamente primitivo do seu grupo de dinossauros, os ceratopsídeos, por isso, o cuidado dos pais poderia ser um traço encontrado dentro desse grupo e de outros, como os tricerátopos. “É bastante surpreendente que existam 15 protocerátopos jovens aqui – são muitos filhotes para cuidar”, disse Fastovsky. “Mas eles estavam vivendo em um ambiente hostil, então talvez as taxas de mortalidade fossem muito altas”. Os cientistas agora querem reconstruir o ecossistema onde os animais moravam, para entender melhor o contexto em que viviam e por que adotaram tal estratégia familiar. “Nós não sabemos do que eles alimentavam, não sabemos quais plantas haviam no ambiente”, disse Fastovsky. “Mas com certeza era um lugar mais produtivo do que o que poderíamos esperar de um campo de dunas, dados os muitos fósseis que encontramos lá”.
Fonte: Hypescience
3 comentários:
Eu não acredito que existiu Dinossauro,acho que invensão das pessoas,mesmo que acreditar em disco voador,papai noel,são apenas histórias.
:r
As idéia do anômimo... ajsiajsaisa
É totalmente plausível, também porq existem ainda hoje parentes muito próximos e que tiveram pouquíssimas mudanças fisiológicas desde o tempo em que essas animais reinavam, um bom exemplo desses é o crocodilo que quase não sofreu alterações, além de alterações ínfimas como a de tamanho, sem mencionar é claro a tartaruga e a galinha, que embora não pareça é um parente muito próximo desses répteis que podiam ter penas e, é claro, botavam ovos. Sem contar que eu não vejo nenhum ganho real em inventar a existência de dinossauros.
Postar um comentário
Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)