Antes de se falar em jogos online é preciso conhecer um pouco sobre a origem dos jogos de video-game e computadores.
O primeiro aparelho que mais se assemelhava a um video-game surgiu 1947, um dispositivo que simulava um jogo de mísseis acertando alvos, criado por Thomas Goldsmith Jr. e Estle Mann. Mas só nos anos 70 os jogos eletrônicos começaram a ganhar popularidade, com a chegada dos consoles domésticos, como o Atari 2600.
Nos anos 80 surgiram video-games que fizeram história e que muitos de hoje ainda conhecem como o Nintendo (ou NES, ou ainda Nintendinho) , Master System, ambos de 8 bits, e no final dos anos 80 o Genesis (Mega Drive), de 16 bits.
Os anos 90 acredito ser a década mais revolucionária no mundo dos jogos e video-games. A partir dessa década, a disputa pelo mercado de jogos eletrônicos fica acirrada. No início da década de 90, o Genesis (Mega Drive) da Sega disputa o mercado dos jogos de 16 bits com o Super Nintendo (Super Famicom ou SNES) da Nintendo.
Mais tarde a gigante Sony entra no mercado com o Playstation (Playstaion One, PSX, PS One) para brigar com o Sega Saturn, os dois populares de 32 bits.
Ainda na década de 90 surgem o Nintendo 64 e o Sega Dreamcast, video-games de 64 e 128 bits, respectivamente.
Algo importante a mencionar é sobre o termo bits, que foi por muito tempo utilizado para classificar a qualidade dos jogos para os grupos de video-games. O termo bits foi criado pelos profissionais de marketing para facilitar o entendimento do consumidor para que se pudesse organizar em grupos os consoles da época. No entanto, o termo bits foi sendo descartado aos poucos, pois percebeu-se que a qualidade dos jogos estava relacionada com muitos outros fatores além dos bits, como memória ram, processador de vídeo, etc.
Os anos 90 não foi só invadido pelos video-games, mas também pelos computadores (é aí que entram os jogos online). Os computadores começaram a chegar no Brasil no início dos anos 90. A Internet, na segunda metade desta década. Na época, os computadores eram capazes de rodar jogos mais sofisticados que os videogames e os jogos para PC começaram a se popularizar. O jogo Doom, por exemplo foi um marco histórico para os jogos de PC, um dos jogos mais conhecidos e jogados do mundo.
Nos anos 2000, com o grande uso da internet e dispositivos móveis, o mundo dos jogos eletrônicos cresceu e se tornou muito comum para todas as pessoas.
A internet também possibilitou a rápida disseminação dos jogos e contribuiu para a criação dos jogos em massa, que são jogados por pessoas do mundo todo em tempo real. Counter Strike, Unreal Tournament, Second Life, FarmVille, entre muitos outros.
Os jogos online têm a vantagem de não precisarem ser instalados e podem ser jogados no browser, necessitando apenas de um plugin. Geralmente o Flashplayer.
Atualmente, temos uma diversidade imensa de jogos e dispositivos capazes de rodarem jogos. Temos o Sony Playstation 2 e 3, Microsoft Xbox 360, Nintendo Wii, celulares, smartphones, iPhones, computadores, TV's.
Fonte: Jogos e Jogos Online
Fonte: Jogos e Jogos Online
1 comentários:
Muito bom.....
Ainda prefiro os fliperama com cadillac sunset... isso faz falta e muita falta... pena que as crianças de hoje em dia não vai ter isso...
Postar um comentário
Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)