A maior infelicidade para qualquer diretor ou produtor de cinema é se deparar com a morte de algum ator de importância durante a gravação de um filme. E não foram poucos os artistas que faleceram e deixaram a sua última obra inacabada, dando trabalho aos estúdios na hora de dar um desfecho à história produzida. Dublês, computação gráfica, sobreposição e reaproveitamento de imagens parecem ser, realmente, a melhor saída encontrada por aqueles que não querem ver a sua película acabar no lixo.
10 - John Candy
O ator e comediante canadense John Candy, conhecido por atuar principalmente em filmes de comédia, morreu aos 43 anos em 4 de março de 1994, em decorrência de um ataque cardíaco. Na época, ele estava gravando o longa "Wagons East!", intitulado aqui no Brasil de "Dois Contra o Oeste" (na foto acima). Como o ator não havia terminado de gravar as suas cenas para o filme, foi preciso concluir o projeto utilizando-se de um dublê e de imagens já usadas anteriormente.
09 - Clark Gable
Famoso por sua interpretação no filme "...E o Vento Levou", o americano Clark Gable sofreu um infarto fulminante no dia 16 de novembro de 1960 durante as filmagens de "The Misfits" ("Os Desajustados", aqui no Brasil). Comenta-se que o infarto foi o resultado de um extenuante e cansativo dia de filmagem, já que Gable havia se esforçado ao máximo para gravar uma cena em que é arrastado por cavalos (foto acima). Dez dias depois, o ator veio a falecer. Como Gable havia gravado quase todas as suas cenas, o diretor do filme utilizou apenas um dublê na conclusão do longa.
08 - Natalie Wood
Em 29 de novembro de 1981, a atriz norte-americana Natalie Wood faleceu misteriosamente enquanto navegava em um iate com o marido Robert Wagner e o amigo Christopher Walken. Na época, ela gravava o filme "Projeto Brainstorm" (foto acima), lançado dois anos depois. Para que o longa fosse concluído, os produtores precisaram, mais uma vez, utilizar um dublê, já que uma importante cena ainda não havia sido gravada.
07 - Heath Ledger
O australiano Heath Ledger não pôde aproveitar o sucesso que obteve com o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", no qual interpretou a personagem Coringa, pois em 22 de janeiro de 2008, aos 28 anos, ele foi encontrado morto em seu apartamento. À época, o ator participava das filmagens de "O Imaginário do Doutor Parnassus" (foto acima), longa fantasioso que permitia que Tony, interpretado por Ledger, mudasse de aparência no decorrer da história. Graças a isso, o diretor pôde utilizar diferentes atores para concluir a filmagem, dentre eles, Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
06 - Peter Sellers
Para quem gostava dos antigos filmes da série "A Pantera Cor-de-Rosa", certamente lembrará de Peter Sellers, o eterno inspetor Closeau. E foi justamente interpretando esse personagem que o ator sofreu o seu 14º e último infarto em 24 de julho de 1980. Na época, Peter Sellers estava no início das filmagens de "Na Pista da Pantera Cor-de-Rosa" (foto acima). Para concluir o longa, o diretor Blake Edwards fez uma edição do material que o ator já havia gravado e ainda utilizou cenas de outros filmes da série.
05 - Bruce Lee
A lenda das artes marciais Bruce Lee estava no auge de sua carreira, no ano de 1973, quando filmava dois longas ao mesmo tempo: "Operação Dragão" e "Jogo da Morte". Entre uma gravação e outra, Lee morreu em 20 de julho daquele ano devido a um edema cerebral, causado pela ingestão de um medicamento composto de aspirina e relaxante muscular. O remédio havia sido ingerido pelo ator, que vinha sofrendo de constantes enxaquecas. Para concluir a participação do personagem de Lee nos dois filmes, os produtores utlizaram sósias e material de arquivo. Na tentativa de encobrir o rosto do dublê em "Jogo da Morte", foi feita uma montagem com a imagem do rosto de Lee (como você pode perceber na foto acima).
04 - Brandon Lee
Da mesma forma que seu pai, Brandon Lee também acabou falecendo durante as gravações de um filme. A diferença é que Brandon literamente morreu no set de filmagem, quando uma arma carregada foi disparada contra ele pelo ator Michael Massee, durante a gravação de uma cena de "O Corvo". O ator acabou não resistindo ao tiro no estômago e faleceu no mesmo dia: 31 de março de 1993. Para concluir o filme, os produtores decidiram sobrepor a imagem do rosto do ator em dois dublês.
03 - Humphrey Bogart
Um dos atores mais aplaudidos de Hollywood, Humphrey Bogart morreu de câncer de esôfago em 14 de janeiro de 1957. A doença foi diagnostica na época em que ele gravava o filme "A Trágica Farsa" ("The Harder They Fall"), que só pôde ser concluído porque o ator Paul Frees, que também aparece no longa como um pastor, interpretou a personagem de Bogart nas últimas cenas.
02 - Oliver Reed
O ator inglês Oliver Reed morreu de ataque cardíaco, em 2 de maio de 1999, durante um intervalo das filmagens de "Gladiador". Para concluir a participação do ator na película, foi preciso recorrer à computação gráfica, a dublês e, até mesmo, um manequim, sem contar que algumas cenas tiveram que ser reeditadas. A técnica utilizada para a finalização dessas cenas custou cerca de US$ 3 milhões.
01 - Laurence Olivier
O primeiro lugar do post não poderia pertencer a ninguém menos que Laurence Olivier. O famoso ator inglês morreu em 11 de julho de 1989 e, mesmo assim, atuou no filme "Capitão Sky e o Mundo de Amanhã", de 2004. A façanha só foi possível porque o diretor Kerry Conran reaproveitou imagens de arquivo do ator e editou as cenas de forma que Olivier pudesse interpretar o vilão Dr. Totenkopf, que planeja destruir o mundo.
2 comentários:
boa postagem
gostei da postagem
Postar um comentário
Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)