Os 10 Maiores Clássicos Da Sessão Da Tarde

27 de dez. de 2011

Quem nasceu entre as décadas de 70 e 80 provavelmente aprendeu a gostar de filmes assistindo-os pela TV, já que na época nem todo mundo tinha um video-cassete em casa (para assistir fitas de locadora) e os cinemas muitas vezes exigiam uma idade mínima para entrar. Tudo isso fez com que a TV se tornasse, ao longo dos anos, no principal meio de difusão de filmes de todos os gêneros.
Naquela época, era bem mais fácil se divertir assistindo a um bom filme a qualquer hora do dia, principalmente à tarde, graças a uma programação mais diversificada das emissoras. E foi a partir do finalzinho dos anos 80 e início dos anos 90 que uma geração cresceu assistindo a determinados filmes que, no início dos anos 2000, ficaram conhecidos como "clássicos da Sessão da Tarde".
O termo virou praticamente sinônimo de filme dos anos 80, já que durante muitos anos as emissoras (em especial a Globo e o SBT) reprisaram títulos incansavelmente no horário vespertino em sessões como "Cinema em Casa" e "Sessão da Tarde".
Alguns desses filmes bem que poderiam estar, sem dúvida, no TOP 10 a seguir. A diferença é que muitos encheram o saco e ninguém aguenta mais assistir. Vai dizer que você ainda assiste, com toda aquela vontade, as infinitas reprises de "A Lagoa Azul"? É claro que não!
Pois bem, o TOP 10 abaixo procurou trazer filmes que são "clássicos da Sesssão da Tarde", mas que nem por isso enjoaram ou deixaram de divertir quando são reprisados (coisa difícil de acontecer nos dias de hoje, vide a tão polêmica Classificação Indicativa).


10 - Alguém Muito Especial (1987)

Muita gente pode não lembrar desse filme, mas ele foi reprisado pela Globo durante toda a década de 90. E sempre no horário da tarde. Além de trazer um elenco de primeira (Eric Stoltz, Mary Stuart Masterson e Lea Thompson) e uma boa trilha-sonora, o filme tem uma temática que tanto fez sucesso nos anos 80: o amor não correspondido. Na história, Stoltz se apaixona pela garota mais desejada da escola, que não lhe dá bola. Ao mesmo tempo, a melhor amiga de Stolz é apaixonada por ele, que também não sabe desse amor secreto. Para quem ainda não viu, vale a pena!
9- Os Heróis Não Têm Idade (1984)

Para quem curtiu a fase do Atari, quando os jogos divertiam não pelos seus gráficos, e sim pelo seu conceito, certamente esse filme trará alguma lembrança. Até porque traz a história de um garoto que se diverte brincando com jogos eletrônicos e inventando histórias de espionagem cujo personagem principal é seu pai. O problema é que o menino acaba se envolvendo em uma aventura real quando descobre, sem querer, que um cartucho de video-game tem uma informação secreta. E isso pode colocar sua vida em perigo. De conhecido no elenco apenas Henry Thomas, o garotinho de "E.T - O Extraterrestre".
8- Um Tira da Pesada (1984)

Esse foi sem dúvida um dos filmes campeões de reprise da "Sessão da Tarde", mas que nem por isso deixa de divertir quando é exibido pela Globo. As maluquices de Axel Foley, muito bem interpretadas por Eddie Murphy no auge de sua carreira, são o diferencial do filme, que é cheio de ação e aventura. A trilha-sonora é outro destaque e traz nomes como Glenn Frey (com o tema principal do filme, "The Heat is On", e seu inconfundível sax) e Patti LaBelle (com a animada "Stir It Up"). No elenco tem ainda Judge Reinhold, outra figurinha conhecida dos filmes oitentistas.
7- Um Dia a Casa Cai (1986)

Tom Hanks foi um dos atores mais requisitados para estrelar comédias nos anos 80. Muitos dos seus filmes se tornaram clássicos da Sessão da Tarde, como "Splash - Uma Sereia em Minha Vida", "O Homem do Sapato Vermelho" e "Quero Ser Grande". Com "Um Dia a Casa Cai" não foi diferente. O filme é cheio de cenas hilárias, que divertem até hoje, e é sempre lembrado como um dos melhores da carreira de Hanks. O até então desconhecido Joe Mantegna também está no elenco.
6- Conta Comigo (1986)

O valor da amizade foi um tema também muito frequente nos filmes produzidos nos anos 80. Um deles é "Conta Comigo", que narra a história de quatro garotos em busca do corpo de um adolescente perdido na mata. Os meninos passam por todo tipo de provação (incluindo a famosa cena em que caem em um rio repleto de sanguessugas) e vão, aos poucos, amadurecendo com os desafios. O elenco do filme é repleto de futuras estrelas de Hollywood, como River Phoenix, Corey Feldman, Kiefer Sutherland e John Cusack, além do já famoso Richard Dreyfuss. A canção "Stand By Me", de Ben E. King, caiu como uma luva.
5- Sem Licença Para Dirigir (1988)

Houve um tempo em que, para se ter liberdade, era preciso ter carteira de habilitação. E foi em cima disso que "Sem Licença Para Dirigir", um divertido filme estrelado por Corey Haim (outro astro dos filmes juvenis nos anos 80), prendeu muita gente na frente da telinha quando era reprisado. Para quem não lembra, o filme conta a história de um garoto (Haim) que é reprovado no exame de habilitação. Para poder sair com a garota dos seus sonhos, ele acaba roubando o carro do pai e se envolve em grandes confusões (qualquer semelhança com as chamadas da Globo não é mera coincidência...) O elenco traz ainda Corey Feldman, velho parceiro de Haim nesse tipo de comédia. A trilha-sonora tem como destaque a canção "Get Outta My Dreams, Get Into My Car", de Billy Ocean.
4- De Volta Para o Futuro (1985)

Se tinha um tema que mexia com a cabeça da molecada nos anos 80 era a tal da "viagem no tempo". Muitos foram os filmes feitos na época que tratavam do assunto. Mas nenhum alcançou tanto êxito quanto "De Volta Para o Futuro", estrelado por Michael J. Fox. Ele faz o papel de um estudante que acaba voltando no tempo, mais exatamente para o ano de 1955, a bordo de um DeLorean, sonho de consumo de muito adolescente na época. A música-tema "The Power of Love", do Huey Lewis and the News, é pura "Sessão da Tarde".
3- Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)

Curiosamente esse é um dos poucos filmes, considerados "clássicos da Sessão da Tarde", que não traz um grupo de adolescentes ou uma história envolvendo jovens apaixonados, como geralmente ocorria nos anos 80. Aqui, na verdade, é uma história de fantasia, que se passa em uma Chinatown dominada por um feiticeiro. Apesar do gênero não muito comum para filmes exibidos no horário da tarde, "Os Aventureiros do Bairro Proibido" se tornou, ao longo dos anos, em uma das melhores produções estreladas por Kurt Russel.
2- Os Goonies (1985)

Esse é o melhor exemplo de filme que reúne um simpático elenco, uma boa trilha-sonora e uma envolvente história sobre caça ao tesouro. E não é por menos que "Os Goonies" se tornou em um dos filmes mais adorados da década de 80 e que marcou a infância de muita gente. A canção "The Goonies 'R' Good Enough", de Cyndi Lauper, se transformou praticamente em um hino da "Sessão da Tarde", tamanho foi o seu sucesso na época.
1- Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Ferris Bueller. Esse carinha ficou conhecido mundo afora como o adolescente mais esperto dos anos 80 ao se passar por doente para matar aula no colégio, algo muito comum na época, mas que poucos conseguiam fazer com tanto convencimento quanto ele. E foi justamente essa temática que fez de "Curtindo a Vida Adoidado" o clássico absoluto da "Sessão da Tarde". Até hoje, o filme consegue divertir sem ser enfadonho. A cena em que Ferris está em plena Chicago, no meio de uma avenida e ao som de "Twist and Shout" (dos Beatles), é antológica.


Fonte: Os 10 Maiores


67 comentários:

Anonima :) disse...

E cadê a Lagoa Azul? ashusahusahua

MatheusF. disse...

faltou a lagoa azul ahsuahsu

Anônimo disse...

falto de volta a lagoa azul ai

MAX MEGA CURIOSIDADES disse...

Nada de lagoa azul pq é muito ruim esse filme hauhauhaua

Portões Automáticos disse...

Lagoa Azul tem que ser o primeiro disparado kekekekke

Anônimo disse...

Coocun

Anônimo disse...

Waw! Todos os filmes favoritos da minha infância estão ai em cima!! =)

MAX MEGA CURIOSIDADES disse...

Os aventureiros do bairro pra mim é o melhor de todos tipo mortal kombat

Anônimo disse...

O maior clássico é de longe A Lagoa Azul!

MAX MEGA CURIOSIDADES disse...

Vcs falam só da lagoa azul pq ja passou este filme quase 100 vezes na globo mais é um dos piores filmes aki mostra os melhores filmes

Anônimo disse...

UM DIA A CASA CAI AUHUAHUHAUAHAHUAHUAUAUHAHUAHU
NAO SE FAZ FILMES BONS HOJE EM DIA

Anônimo disse...

cade a lagoa azul?

Anônimo disse...

cade alagoa azul? projeto china???

Ciro disse...

Sabe aquela frase “lembranças de uma época que eu não vivi” essa é a sensação que tenho quando vejo lista deste tipo, principalmente quando se refere a sessão da tarde na década de 80. Por que digo isso? Simples a maioria senão todos que fazem ou comentam em tais listas seque viveram essa época ou tem pouca lembrança desta.

Um exemplo bem claro disso são dois filmes Conta Comigo e Os Goonies, ainda bem que não colocou Clube dos Cinco. Mas por que eu digo isso, quem viveu nessa época pode se lembrar que havia quase uma reserva de mercado do cinema. Demorava mais de anos para um filme vim para televisão, havia casos de filmes que demoravam quatro anos depois do lançamento para chegar às telinhas esses dois são exemplos típicos disso.

Além disso, eu me lembro bem de filmes que apareciam com freqüência no período de 88 a 92, no qual os dois não eram tão freqüentes assim, apesar de terem aparecido neste período. Quem não se lembra de Garota Sinal Verde, Namorada de aluguel e dos clássicos de humor do Peter Sellers como O rato que ruge, A Pantera Cor-de-rosa e O prisioneiro de Zenda além daquele que não me recordo o nome, no qual Peter e um figurante que defeca na tubulação do ventilador. São tantos que me fog a memória.

Anônimo disse...

Quem está perguntando por Lagoa Azul, pelo visto, não leu o post completo né? Parabens, ótimas escolhas!!!

Humortarado disse...

o povão quer Lagoa Azul nessa lista uhahauahah!!!

Anônimo disse...

"de volta para o futuro" é o unico filme que assisto toda vez que passa na tv... melhor filme já feito.

Anônimo disse...

tem outros filmes bons q poderiam ter entrado na lista como 'O grande dragão branco' e poderia ter tambem os classicos do sbt

Anônimo disse...

karate kid?
Mulher Nota 1000?
Filmes de Jerry Lewis e Os Trapalhões?
Lagoa Azul, claro...

Mateus fernandes geremias disse...

Curtindo a Vida adoidado é o melhor filme que ja vi! Falto Lagoa Azul.

Anônimo disse...

Pra mim que nasci na década de noventa alguns classicos faltaram como
Os batutinhas
Lagoa azul

Anônimo disse...

ta brincando né, a lagoa azul tinha q ta em primeiro

Vitor disse...

Essa é apenas a sua opnião neh ?
Pq eu mesmo discordo de todos !

william disse...

Caraca, vi a minha infância em um post, parabéns pela postagem.
Só senti falta do meu "clássico da Sessão da Tarde" favorito, "Te pego lá fora".

Anônimo disse...

Um dia a casa cai é, ao lado de Os Caça Fantasmas, o perfeito exemplo de desperdício de dinheiro e tempo na vida de uma pessoa. Como Spielberg pôde fazer um filme tão ruim? Pior que esse só Joe Contra o vulcão, com o mesmo Tom Hanks no papel principal. Minha vontade, ao fim do filme, era de pedir meu dinheiro de volta na bilheteria.

allex rabisco disse...

LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul LAGOA AZUL lagoa azul LAGOA azul

Anônimo disse...

Faltou "Surf no Hawaii"! Com certeza um dos melhores filmes da Sessão da Tarde!

http://www.youtube.com/watch?v=Uf9j95c9Wio

Anônimo disse...

de boa cara como vc pode esquecer da lagoa azul o filme passou umas dez vezes pois todos mundo via e gostava, pra falar a verdade eu naum alembrava de quase nenhum nesta lista, tinha de ter posto a lagoa azul de boa msm .

Anônimo disse...

PORRA TE SAI DE LAGOA AZUL VÉIO.... Você conseguiu... os 10 maiores clássicos mesmo, não perdia nenhum deles nas tardes :D.. abraços

Anônimo disse...

A lagoa azul e Meus Vizinhos São um Terror... grandes filmes

mariana reis disse...

Faltou "Te Pego lá fora"

Edu. xD disse...

Nossa, o maior esquece. kKK caramba, cada ano passa 4 Lagoa Azu le 4 De volta para lAgoa azul. KKK Porra, o filme uqe ue mais assisti na vida foi lagoa azul, pois quando era criança só sabia do canal 5 '-'

Anônimo disse...

Alguém muito especial é ótimo!

Anônimo disse...

Faltou " Clube dos 5". rs

Anônimo disse...

Tbm faltou quero ser grande.

Anônimo disse...

Na descrição antes da lista,escreve porque de não colocar a lagoa azul...Ai só esta listando os melhores e A lagoa azul não é um bom filme

Anônimo disse...

Faltou Double Drogon

Anônimo disse...

Pensei que eram clássicos da sessão da tarde, mesmo sendo enfadonho o filme a lagoa azul, ele é um clássico sim, pq não há ninguém na face desse Brasil que n conheca a lagoa.

Anônimo disse...

Excelente lista...

LAGOA AZUL É MODINHA DE CRIANÇAS QUE ACHAM QUE VIVERAM EM UM TEMPO QUE "NÃO VIVERAM".

MAX MEGA CURIOSIDADES disse...

Sim talvez faltou alguns filmes que poderia esta aí mas lagoa Azul jamais por um motivo não foi o melhor filme e segundo é ruim demais. Naquela época reprisava muito virou até modinha. Assisti todos esses filmes pois tenho 26 anos lembro todos eles. E esta na descrição.

"Alguns desses filmes bem que poderiam estar, sem dúvida, no TOP 10 a seguir. A diferença é que muitos encheram o saco e ninguém aguenta mais assistir. Vai dizer que você ainda assiste, com toda aquela vontade, as infinitas reprises de "A Lagoa Azul"? É claro que não!
Pois bem, o TOP 10 abaixo procurou trazer filmes que são "clássicos da Sesssão da Tarde", mas que nem por isso enjoaram ou deixaram de divertir quando são reprisados (coisa difícil de acontecer nos dias de hoje, vide a tão polêmica Classificação Indicativa)."

Anônimo disse...

Faltou:

Edward - Mãos de tesoura
Elvira

Anônimo disse...

Qualquer post q fale de Sessão da Tarde tem q falar de Lagoa Azul, perdi meu tempo

Anônimo disse...

Po Leslie Nielsen tem varios filmes, tipo corra que a policia vem ai.

Lagoa Azul o povo tem raiva porque passou muito, mais é legal...

Esse Herois não tem idade,eu não estou lembrado, e o do Tom Hanks tambem não,vou procurar depois.

Anônimo disse...

As Minas do Rei Salomão!

Sem contar os inúmeros dos Trapalhões e da Xuxa.

Anônimo disse...

Como é que você faz uma lista com filmes da sessão da tarde e não coloca a lagoa azul? é como Harry Potter sem o Rony e a Hermione!

MAX MEGA CURIOSIDADES disse...

Tenho saudades desse Ator sensacional Leslie Nielsen esse foi o cara

Anônimo disse...

Faltou
o pestinha
sinais
lagoa azul [9999]
debie e loide

Anônimo disse...

Faltou

O Rapto do Menino Dourado (muito clássico!!!)
Gremlins
Quero ser grande
Lagoa Azul

Anônimo disse...

eu vi vários desses filmes, e olha que eu sou de 91!
Um Tira da Pesada
Conta Comigo
Sem Licença Para Dirigir
De Volta Para o Futuro
Os Goonies
Curtindo a Vida Adoidado

mas eu vi a maioria no corujão,e alguns em outra emissora, faltou nessa lista um dos maiores sucessos do johnny depp:

Edward mãos de tesoura!

e eu sinto falta dos filmes dos trapalhões:
didi moco, dede santana, mussum e zacarias!
isso eh claro no tempo que renato aragão era engraçado!

sim crianças, eh verdade, didi moco já foi engraçado um dia!

Anônimo disse...

Esqueceu o mais clássico de todos UAHSUSHASUH Lagoa Azul! xxxxh

Sou Fã da Banda Tesouro do Céu disse...

Faltou Noite alucinante
A Hora do Espanto
Aventureiros do Bairro Proibido é 10, queria que fizessem um novo.

Adam Beyer disse...

Leia a porr@ do post! cambada de Chinelão!!!!! Lagoa azul uma bosta... no lugar de lagoa azul faltou ae o classico Indiana Jones pow =[[[

Luiz disse...

Curtindo a vida adoidado e Aventureiros do Bairro Proibido marcaram minha infância e minha vida. Putz, saudade...

Anônimo disse...

te pego la fora
admiradora secreta
bill e ted
quase igual aos soutros
namorada de aluguel
uma noite de aventuras
quero ser grande
a fortaleza 1986
deu a louca nos monstros
curso de verão
ferias frustadas
terence hill e bud spencer qual quer filme deles
entre outros

Anônimo disse...

loucademia de policia
operação condor 2 com jackie chan
karate kid (miiiiitico)
e tinha muito filme legal dos trapalhoes tb lol

Anônimo disse...

E Top Gun - Ases Indomáveis? Acho que foi exibido mais de 30 vezes...

Anônimo disse...

eh incrivel saber com ainda tem gente assitindo essa que eh uma verdadeira doença pras familias do brasil!!!!
alem doq , a '' manipuladora'' nunca passa filme q preste ja faz tempo

Anônimo disse...

Sem dúvida Eddie Murphy foi o ator das reprises na sessão da tarde, além do filme um tira da pesada, também há "Um príncipe em Nova York" e o já mencionado "O rapto do menino dourado". Não aguentava mais assistir esses filmes.
Falta faz da época que passava filmes antigos na sessão da tarde e no sábado tinha sessão Wester e ainda tinha após a sessão da tarde minis séries. Bons tempos que nõ voltam mais.

Ricardo Filipe disse...

Muito filme da lista, como você deve saber, é produção de baixa qualidade. O problema é que o cinema tem este feitiço...quando você é "obrigado" a ver um filme dezenas de vezes, ele começa a parecer menos chato progressivamente. Além disso, as expectativas que colocamos em um filme da Sessão da Tarde são tão baixas, que qualquer porcaria parece boa. Concluo, então, que boa parte da admiração que temos por alguns desses filmes seja pura Síndrome de Estocolmo. Claro que excluo, com todo o mérito, Ferris Bueller's Day Off, que realmente foi um clássico de sua época.

Anônimo disse...

gosteria muito de rever o filme COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ e SIMPISONS O FILME na sessao da tarde e nao tela quente......

Anônimo disse...

um dia pq agora nem ele me faz rir...
é muito chatooooooooo..

Anônimo disse...

nao é lega......

Anônimo disse...

lagoa azul: O CASAL NUNCA SAIU DA ILHA, E NEM DA SESSAO DA TERDE...
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAA

Anônimo disse...

nao esta todos os filmes......falta muito

VWI disse...

Faltou Admiradora Secreta e Amor sem Fim este último rodava no SBT

Anônimo disse...

gente que mulher de hoje, que foi uma adolecente lá pra decada de 90, não quis um romance igual ao filme "AMOR SEM FIM", fala ae povo e o filme XANADU, entre varios outros.

Anônimo disse...

CONCORDO QUE FALTO MUITOS FILMES BONS AÍ.PORÉM VC JAMAIS DEVERIA TER ESQUECIDO DO MAIOR CLASSICO DA HISTORIA DA SESSÃO DA TARDE.
!!!!!!!!!!!!A LAGOA AZUL!!!!!!!!!!!!!!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário

Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



 
 

Curiosidades Do Mundo | Max Mega Curiosidades Do Mundo