Em tempos de Internet, nunca pareceu tão simples ganhar dinheiro. E com o empreendedorismo online, as portas para o e-treasure estão abertas: assim milhares de pessoas ganharam a oportunidade de vender seus produtos - sejam estes artesanais, importados, e como não poderia faltar - usados, para um grande número de pessoas. E tudo, claro, sem sair de casa.
Essas vendas à distância permitem uma forma mais ágil da parte do cliente encontrar exatamente o produto que procura, e às vezes até alguma coisa que nem sabia que estava interessado. Quem nunca comprou algo numa loja virtual e acabou se deparando com outro produto, sentiu aquela vontade de ter, e decidiu clicar no famoso ‘’adicionar ao carrinho’’?
Pois é.
Conheço gente que compra virtualmente como forma de hobby, e perguntando os motivos as respostas sempre são as mesmas ‘’Não preciso sair de casa. É mais simples. Os produtos são variados. Recebi e-mail da loja e fui dar uma olhada.’’.
Claro que para isso acontecer é preciso que o ambiente de vendas virtual passe tal confiança. Afinal, ninguém teria coragem de digitar o número do cartão para algo sem credibilidade alguma, e isso cabe ao empreendedor fornecer: Segurança ao cliente. Acredito piamente que o disparo de e-mail marketing tenha acontecido justamente por ajudar em demasia ao se tratar dessa equação de empreendedor x consumidor = confiança.
Chegamos num ponto em que é impossível falar de e-commerce sem citar e-mail marketing. Primeiro porque e-mails regem a internet - isso desde os primórdios dessa caixinha elétrica com botões; Segundo porque graças a essa possibilidade do vendedor ter esse poder de entrar em contato diretamente com os clientes - gera um ciclo maior de confiança (como citei a cima). E isso é a base do sucesso de qualquer empreendedorismo online.
Para o comerciante online, o e-mail marketing permite uma formatação personalizada nos e-mails, listagem de clientes, além do acesso à informações importantes para a construção de uma loja que valorize as preferências do consumidor.
Há muitos benefícios no e-commerce, sendo o principal deles a capacidade de atingir uma clientela muito maior, visto que as lojas virtuais em sua maioria, vendem para o país inteiro(e algumas até para o mundo inteiro). Há também uma certa fidelidade destes clientes, que ao ficarem satisfeitos com o resultado da compra virtual, com certeza irão repetir a dose no mesmo vendedor. Isso acaba por se tornar um ciclo, porque ao confiar em tal vendedor, ocorre o pensamento de que existem outros vendedores tão confiáveis quanto, e então o e-commerce segue seu rumo exponencialmente.
E o mais curioso é que agora existem até lojas online onde todos podem ser empreendedores, quando digo todos, me refiro até aos consumidores. Grande exemplo disso é o site enjoei.com, onde você pega um produto usado (seja lá qual for), envia para os donos do site, eles analisam o produto e vêem se é válido, e se condiz com as diretrizes da loja (de preferência como eles dizem ''caprichem!''). Eles são uma loja online criativa, e que abusam do e-mail marketing no melhor sentido da palavra. Inclusive, meu e-mail está na lista deles, e volta e meia recebo novidades de produtos, e é incrível a curiosidade do ser humano, porque nunca deixo de lado. Preciso conferir ''o que tem dessa vez'', porque o título dos e-mails, a forma da campanha deles, é muito original.
Então para se ter sucesso num empreendedorismo online, não basta colocar os produtos à venda e ficar esperando clientes. Corra atrás para criar algo sólido, confiável. Esteja sempre atento ao controle de estoque, e formas de envio. Dê outras opções de pagamento que não se limitem ao cartão de crédito - boleto bancário é muito válido. Faça promoções, afinal isso atrairá mais publico, e não se esqueça de usar o e-mail marketing para poder ficar sempre em contato com os clientes, trazendo visibilidade para sua loja.
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